17/01/2013

Existe diferença entre papinha feita em casa e aqueles potinhos prontos do supermercado?

A sopinha caseira geralmente oferece uma maior variedade de combinações, sabores e texturas, podendo também ser feita na medida para as necessidades nutricionais de cada criança (por exemplo, com mais ênfase em determinados legumes e hortaliças se ela está meio anêmica ou sofre de prisão de ventre).

Outro fator a ser levado em conta é o uso de ingredientes frescos, inclusive orgânicos, e a possibilidade de se preparar em maior quantidade, para depois separar em porções pequenas e congelar, o que pesa bem menos no bolso.

A papinha de fruta caseira tem a vantagem de utilizar a fruta fresca, que, de modo geral, é mais saborosa e possibilita um melhor aproveitamento dos elementos nutricionais, como no caso das vitaminas. Outro benefício é se valer da diversidade de frutas disponíveis nos mercados e feiras de todas as regiões do Brasil para criar misturas bem ricas.

Tudo isso sem contar a arte e o prazer de uma mãe, pai ou avós prepararem a comida de seu próprio filho ou neto, mesmo que não fossem lá muito amigos da cozinha antes.

Quanto às sopinhas e papinhas industrializadas, feitas por empresas alimentícias de renome, elas são práticas, de boa qualidade, elaboradas com rigor nutricional e, em geral, livres de conservantes. Os senões são a menor variedade de sabores e o preço mais alto.

A maioria dos pediatras recomenda que no dia-a-dia sejam utilizadas as sopinhas e papinhas caseiras e em situações mais esporádicas (como em casos de viagem ou passeios de dia todo), as industrializadas.

 



Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *