Congelar sem perder Nutrientes: Para o Bebê e Para Você!

Hoje o assunto é: Como congelar todos os tipos de alimentos, as comidinhas do seu bebê, e o melhor, sem perder os NUTRIENTES, da maneira corretíssima!!



Vocês sabiam que para manter todos os nutrientes dos alimentos congelados, é necessário choque térmico antes do congelamento? Pois é mamães ... Congelar é um jeito excelente de preservar alimentos, ao mesmo tempo em que suas vitaminas e sais minerais são conservados

Foi pensando nisso que fiz uma pesquisa aqui na net e juntando com as informações que tenho resolvi postar aqui um tópico sobre isso.
Vamos ao começo rs rs ... Geladeira, congelador e freezer. Não é tudo igual??!!! Nãooo mesmo ...
A diferença está na temperatura que cada um deles atinge. O congelador é a parte de cima do refrigerador e mantém uma temperatura média de -6° C. Já o freezer resfria até    -18° C  e por isso preserva os alimentos por períodos longos. Assim, não se congela alimentos no congelador. Esse é o serviço do freezer.

Como fazer o choque térmico afinal???
Podemos mergulhe parcialmente as embalagens abertas com as papinhas em uma bacia com água fria e pedras de gelo. Os especialistas recomendam fazer esse gelo no próprio freezer
Para facilitar, eu faço o choque térmico antes de colocar nas embalagens! Assim que a comida estiver pronta, desligo o fogo, e na própria panela, ainda bem quente, mergulho a panela na bacia com gelo e água! Vou mexendo a comida dentro da panela até resfriar e chegar a temperatura ambiente.


Vamos falar sobre o congelamento caseiro: Veja essas importantes dicas:

  • Use menos sal. O congelamento acentua esse ingrediente.Da mesma forma, modere o uso de temperos: deixe para retemperar quando aquecer o alimento na hora de servir.
  • Se a receita levar leite, e se for bem pouquinho, e o consumo for rápido, ou seja, menos de um mês, não tem problema congelar ok.
  • Depois de pronto o preparo, separe em porções e em embalagens próprias para freezer. É importante essa divisão, porque depois de descongelar você tem que utilizar tudo.
  • Nunca coloque comida quente no freezer. Resfrie o alimento antes de congelar.
  • Etiquete os alimentos e arrume-os lado a lado na chapa do freezer, por 24 horas. Depois, distribua-os pelas prateleiras ou gavetas. Nunca empilhe as embalagens para congelar. Só depois de congeladas você pode colocá-las umas sobre as outras.


Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *