10/02/2013

Anemia




Muitos bebês têm um tom de pele claro, quase transparente – o que é pra lá de normal e ninguém deve esquentar a cabeça com isso. Pais e mães terão de se preocupar, no entanto, quando notarem certa palidez no interior das pálpebras inferiores. Basta dar uma espiada ali para verificar um dos primeiros sinais de anemia. Os outros sintomas são fadiga, fraqueza, falta de apetite, cansaço e apatia.

A anemia nada mais é do que o resultado de uma quantidade insuficiente da proteína hemoglobina. Parte integrante do sangue, ela tem a nobre função de transportar às células o oxigênio necessário para seu perfeito funcionamento. Hemoglobina de menos significa falta de ar nas células. E com pouco combustível engrenagem nenhuma trabalha bem. Portanto, o desenvolvimento físico, motor, psicológico, cognitivo e até a linguagem da criança podem ser seriamente prejudicados.

Uma das causas do problema é a carência de ferro no organismo do pequeno, um déficit que pode ter origem ainda na gestação ou ser a conseqüência de uma alimentação inadequada após o nascimento. “Muitas mães deixam de amamentar seu filho antes dos seis meses, substituindo o leite materno – que supre todas as necessidades de ferro – pelo de vaca, pobre nesse mineral”, observa o pediatra Fábio Ancona Lopez, da Universidade Federal de São Paulo. “O correto, para quem precisa interromper a amamentação, é dar ao pequeno uma fórmula infantil enriquecida com o nutriente”, recomenda.

O tratamento da anemia consiste na reposição dos estoques de ferro por meio de sulfato ferroso, uma substância que combate a anemia. A alimentação, nem precisa dizer, também conta muito. No prato das crianças, não devem faltar carne, frango, peixe, gema de ovo, soja, lentilha, ervilha, espinafre, brócolis, couve e verduras com folhagens escuras – todos esses alimentos são ótimas fontes do mineral.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *