01/10/2013

Você sabe para que serve o hipoclorito??

Papinha da Duda

Nada mais é que: Água Sanitária com um nome mais bonitinho ... rs rs rs rs.  Ela serve para "limpar" nossas frutas, verduras, legumes e folhas. O hipoclorito de sódio é um potente desinfetante para higienizar alimentos e deixar a água potável e livre de vírus e bactérias, que podem causar doenças como leptospirose e hepatite A, etc. É possivel  acha-lo por apenas R$ 9,00 +ou-.
  • Quem pensa que basta lavar bem verduras e frutas antes do consumo para se livrar das bactérias está enganado. Os micro-organismos existentes nos alimentos crus são causadores da disenteria, por isso é preciso adotar cuidados adequados para evitar que a sua família acabe vítima de alguma contaminação.
  •  O primeiro passo é a limpeza com água para retirar terra, poeira, pedaços machucados (das folhas) e larvas. Mas isso só vai retirar a sujeira. A segunda etapa é que vai desinfetar, ou seja, diminuir ou eliminar micro-organismos como bactérias, fungos e parasitas. Para isso é preciso deixar os alimentos de molho em uma solução.
  • Mas atenção meneinas nada de limão, vinagre, sabão ou detergente. O que é realmente eficaz é a água sanitária (com indicação para alimentos). "Devemos usar 1 colher de sopa para cada litro de água. Os alimentos deverão ficar imersos nesta solução de 15 a 20 minutos. O vinagre e o limão só vão tornar o meio ácido e interromper a multiplicação das bactérias, mas não vão matá-las. Já o detergente vai contaminar ainda mais o alimento” ok?!
  • Outra saída prática é comprar nos supermercados a solução pronta de hipoclorito de sódio, que é vendida no formato de conta-gotas. A medida correta para o uso está descrita no rótulo do produto. "Depois que deixarem as frutas e verduras de molho, podemos enxaguar com água filtrada, mas é apenas opcional. Vale lembrar que os ovos também precisam ficar de molho, só que por 3 minutos, já que muito tempo pode retirar a proteção natural da casca”.
  • As frutas devem ser colocadas inteiras e com casca na solução. Mesmo que você não vá comê-las com casca, a polpa do alimento pode ser contaminada no momento em que você estiver descascando a fruta.
  • Mesmo os alimentos orgânicos - mais isentos do potencial de intoxicação - precisam passar por esse processo de limpeza. Afinal, eles são cultivados na terra, onde há bactérias. Para os produtos que já vêm limpos, às vezes picados, nos supermercados, é bom verificar a procedência e saber se passou por desinfecção.



Dica:
A refrigeração conserva os alimentos. Se for higienizar frutas e verduras que não serão consumidas imediatamente, guarde-as em sacolas transparentes, fita filme ou em embalagem limpa e tampada, sempre no meio ou na porta da geladeira para não encostar nos demais alimentos que não foram limpos. Se quiser guardar as compras sem higienizar, prefira as gavetas da parte debaixo da geladeira. Você também pode enxugar se quiser, para isso use papel toalha de primeiro uso, nunca o reciclado.
  

Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *