25/10/2013

Alimentação influencia na qualidade dos dentes


Aproveitando que hoje dia 25/10 é o dia do Dentista trouxe esse tema para o nosso blog meninas.
Qual a importância da alimentação nos dentes dos nossos pequenos e como limpar os dentinhos.


O que você come pode denunciar a condição da sua saúde bucal. A sua alimentação, aliada à higienização bucal, é a grande responsável pelas condições perfeitas ou não dos nosso dentes. Isso nós estamos cansadas de ouvir desde pequenos pelos nossos pais neh. E agora que somos mães, como passar isso aos pequenos? Como saber o que é correto, como saber se tudo que ouvimos desde pequenos não é "Exagero" rs rs rs. Então vamos a algumas informações importantes.

O poder da mastigação
A mastigação é importantíssima para a saúde da mandíbula e da arcada dentária. Alimentar-se apenas com alimentos moles, que não exigem o trabalho dos dentes pode contribuir para a deteriorização dos dentes, pois consequentemente, os dentes não terão uma nutrição adequada se os mesmos não forem usados durante a mastigação.
Os alimentos propícios a estimular o exercício dos dentes são os alimentos crus. Uma alimentação baseada em alimentos duros e fibrosos não só fortalece a mandíbula e os dentes, como também, ajuda a higienizar os dentes, entre eles estão: vegetais crus e frutas, como a maçã. Mas, vale ainda ressaltar que não vale se prender ao consumo da maçã, por exemplo, e esquecer da escovação, como ouvimos por ai.

Dietas com ausência de vitaminas e minerais
As vitaminais e os sais minerais são substâncias importantíssimas para a "regularização" do seu organismo. Suas funções são de proteger a pele, a visão e os dentes. Essas substâncias têm o poder de aumentar a resistência do organismo contra infecções e doenças. Entre os alimentos podemos citar frutas - maçã, laranja, banana, e verduras - alface, agrião, espinafre, couve. A desnutrição, principalmente a infantil, pode provocar problemas periodentais. "Isso significa que as dietas pobres em minerais e vitaminas, como cálcio, vitamina D e fósforo pode também causar a hipoplasia do esmalte. 
Dessa forma, recomenda-se ingerir rotineiramente pães, cereais, verduras, frutas, derivados do leite, carne, aves, peixes, feijão, ovos e nozes.



Quando devo começar a limpar os dentes do meu bebê?
Comece a limpar a boca do bebê mesmo antes de o primeiro dentinho nascer, assim ele já vai se acostumando. A limpeza pode ser feita com gaze, uma fraldinha de pano molhada em água filtrada ou uma dedeira, vendida em farmácias e lojas especializadas, também pode ser uma boa opção, desde que você faça uma boa higiene na peça (ela deve ser esterilizada com a mesma frequência que chupetas e mamadeiras, por exemplo).
- Esta é uma boa maneira de habituar seu filho a esse ritual e evitar que ele recuse a escovação no futuro.
- Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito à rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir.
O primeiro dente do bebê costuma nascer na frente, na gengiva inferior, e geralmente aparece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida (porém não é uma regra, aqui em casa por exemplo apareceu quando a Duda tinha apenas 04 meses, e hj ela com 1 ano e 7 meses ja tem todos). O segundo dentinho, em geral, surge depois de duas a três semanas, também na parte inferior. Lembre-se de que, enquanto os dentes estão nascendo, as gengivas ficam bastante sensíveis, então limpe-as delicadamente. Não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio.

"Quando escovamos, ajudamos o dente a nascer. A gengiva fica cada vez mais delgada, facilitando a erupção do dente"         

A época certa de pensar na primeira escova é quando os dentes do fundo aparecem, porque, devido às suas reentrâncias, fica difícil limpá-los adequadamente só com uma gaze.
A primeira escova de dentes de seu filho deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena, que permita alcançar facilmente todas as partes da boca. Verifique na embalagem a idade recomendada para o uso.
Não use a mesma escova por mais de três meses ou depois que as cerdas começarem a se separar.
Até os dentes permanentes aparecerem o que ocorre por volta dos 6 anos de idade você deve usar um creme dental sem flúor.
Esse tipo de creme dental é mais seguro para o uso em cidades onde a água é fluoretada, e não é prejudicial caso a criança acabe engolindo parte da pasta durante a escovação. 

Qual é a maneira correta de escovar os dentes do bebê?
Coloque uma quantidade mínima de pasta na escova, suficiente para formar uma fina camada sobre parte das cerdas (o equivalente a meio grão de ervilha). Escove cada dente cuidadosamente, fazendo suaves movimentos circulares na área em que os dentes encontram as gengivas. Pode ser mais fácil colocar o bebê no colo para fazer uma boa limpeza.
Depois de escovar, certifique-se de que seu filho cuspiu todo o excesso de creme dental, mas não enxágue a boca com muita água.

Quando devo começar a levar meu bebê ao dentista?
Muitos profissionais recomendam que as visitas comecem assim que os primeiros dentinhos nascerem. Uma boa ideia é levar seu filho quando você tiver uma consulta com o dentista, pois assim ele já vai se habituando ao ambiente do consultório.

Existem outras maneiras de eu cuidar melhor dos dentes do meu filho?
A principal causa das cáries não é a quantidade de açúcar na alimentação, mas sim a frequência com que ele é ingerido ao longo do dia, seja em comidas ou em bebidas. Assim sendo, deixe os doces para a hora da refeição. Se quiser oferecer um lanchinho entre as refeições, tente opções salgadas, como queijos, torradas, pão, frutas frescas e palitinhos de legumes.

Você também deve:
  • Evitar dar refrigerantes e sucos adoçados, principalmente entre as refeições, na hora de dormir ou durante a noite. A cárie pode ocorrer se a criança passa muito tempo tomando mamadeira. Lembre-se também de que bebidas prontas, como sucos de caixinha, chás e outros, na maioria das vezes vezes contêm outros tipos de açúcar, frutose ou glicose, que são tão prejudiciais aos dentes quanto a sacarose do açúcar comum.
  • Procurar oferecer as bebidas em um copinho, inclusive água e leite, a partir dos 6 meses de idade.
  • Manter uma alimentação saudável e balanceada para seu filho.






Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *