24/12/2013

FELIZ NATAL


Desejo a todos, um natal de reflexão, saúde e paz. 
Agradeço a todas as leitoras que prestigiaram e colaboraram com o “Papinhas da Duda” durante este ano. 
Como sabem, este é um trabalho pessoal que realizo por amor a minha filha e compartilho aqui com amigas queridas.
Que 2014 seja um ano de paz, amor, sucesso, realizações e que venha trazendo alegria a todos.


Um Beijo Vanessa & Duda ;)




23/12/2013

... Bem Vindas Mamães: Papinha da Ceia

... Bem Vindas Mamães: Papinha da Ceia
Quem disse que o (a) seu (a) lindo (a) e fofo (a) bebê precisa ficar de fora da folia gastronômica do Natal? Nada disso confirar as receitinhas de natal.

Ingredientes:

Retire um bife do peito de peru ou chester
1 cenoura
1 tomate
Ervilha (dê preferência a ervilha com a vagem) não use a de lata.
Arroz
Uva passas sem caroço
Salsinha
Cebolinha
Alho


Modo de Fazer:
Corte o peito de peru ou chester em pedaços, rale a cenoura, Tire a pele e a semente do tomate, Refogue o alho picadinho em um fio de azeite extra virgem, deixando dourar. Doure o peito de peru ou chester nesse alho, acrescente o tomate a salsinha e a cebolinha bem picados, deixe soltar um caldinho… Coloque a uva passas a cenoura, a ervilha (você pode colocar com a vagem ou só as bolinhas) e o arroz e complete com água filtrada, deixando cozinhar até todos os ingredientes ficarem bem molinhos… você pode servir passado na peneira ou amassadinho dependendo da fase que seu bebê se encontra. O legal é também decorar o pratinho do bebê para ele já ir entrando no clima junto com a família.

... Bem Vindas Mamães: Papinha de Natal com peru

... Bem Vindas Mamães: Papinha de Natal com peru Atenção!Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.

22/12/2013

Barquinho de Abobrinha com Frango


Dudinha com essa alérgia cada dia mais forte o jeito foi procurar e inventar. E esse foi o resultado final. Espero que gostem.

Ingredientes:
2 unidades de abobrinha média
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
1 unidade de cebola picada
1 dente de alho amassado
300 g de frango em cubinhos (ou patinho moído)
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
Sal a gosto

Como fazer:
Corte as pontas das abobrinhas e depois, corte-as ao meio no sentido do comprimento. Retire o miolo com o auxílio de uma colher, deixando-as com o formato de uma barquinha.
Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo. Junte a cebola e o alho e frite.
Acrescente o frango em cubinhos (ou a carne moída) e o miolo da abobrinha e deixe cozinhar bem, até o miolo da abobrinha desmanchar. Tempere com sal e cheiro-verde picadinho. Deixe secar bem e retire do fogo.
Encha as barquinhas, coloque-as em uma assadeira antiaderente e cubra com papel-alumínio.
Leve ao forno para assar por 15 minutos, ou até ficar cozido.
Sirva a seguir ;)


Fonte: http://tvg.globo.com/receitas/barco-de-abobrinhas-recheadas-com-frango-51816b7e4d09381671000056

21/12/2013

Quantidade certa de comida no prato



A quantidade de comida que você ingere não é a mesma que seu filho deve comer, veja as porções ideais para ele
Se você tem um filho de até 4 anos não vá na onda das recomendações alimentares de adultos na hora de servir o prato do seu filho.
Criança entre 3 e 4 anos têm um estômago menor e podem se sentir estufada comendo a mesma porção que você costuma servir pra si.
Além disso, o apetite da criança pode variar de acordo com as atividades que ela realiza ao longo do dia.
Se seu filho não tem problemas em se alimentar, ele será o melhor guia para dizer o tamanho das porções.

  • Pão – Meia fatia basta para seu filho.

  • Cereais – 1/3 de xícara

  • Massa - ¼ xícara de massa já cozida

  • Vegetais cozidos – ¼ xícara

  • Queijo – 21 gramas


Fonte: http://revistapaisefilhos.uol.com.br/comer-bem/barriga-de-crianca

A importancia do café da manhã





Todo mundo está cansado de ouvir que café da manhã é a refeição mais importante do dia para todo mundo. É a mais  pura verdade, uma vez que, no período matutino, no caso das crianças, que precisam de mais combustível para brincar e estudar, mais ainda. Após cerca de oito horas em jejum, o corpo precisa repor as energias. Isso significa, que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para eles.
Não existe, necessariamente, um horário ideal para tomar café da manhã. Isso depende da rotina de cada um. O importante é não pular as refeições e manter um intervalo, de no máximo, quatro horas entre elas. Se você perceber que a rotina está muito apertada e não vai dar para fazer uma das refeições no horário certo, recomenda-se fazer um lanche entre o café e o almoço.
Se você se sente culpada se seu filho pula essa refeição, não está sozinha: 87% das mães gostariam que os filhos tivessem uma alimentação mais saudável e 77% concordam que o café da manhã é uma refeição muito importante para o desempenho escolar, segundo pesquisa da Nestlé, realizada pela MarketTools, com 207 mães de crianças com idades entre 6 e 15 anos.
Acontece que ter energia é de total importância para que seu filho consiga acompanhar bem a escola. “Se não comer pela manhã, a tendência é que a criança não consiga manter a atenção, o que dificulta o aprendizado. Além disso, o mau humor, sonolência e fraqueza provêm da baixa quantidade de açúcar no sangue”, conta o pediatra Moisés Chencinski. Tanto para atividades físicas quanto cerebrais, essa refeição é essencial para o aprendizado.

Só que a gente inventa mil desculpas para justificar que o filho pule a refeição, é ou não é? Reunimos as desculpas mais comuns e mostra como resolver o problema. Que tal começar a mudar de hábitos amanhã cedo. Ou melhor, hoje à noite? Veja como:

A desculpa
“Não tenho tempo para tomar o café da manhã”

A solução
Prepare a mesa no dia anterior e ponha o despertador pra tocar mais cedo. Tente reservar pelo menos 30 minutos para comer à mesa com o seu filho. Dessa maneira, você pode orientá-lo para que ele tenha uma alimentação saudável e ainda ter um tempinho a mais em família.

A desculpa
“Se tomar café, ele não almoça”

Solução
Se a criança come às 10h, não sentirá fome ao meio-dia. Procure estabelecer uma rotina para que ele acorde mais cedo e tenha pelo menos três horas de intervalo entre uma refeição e outra. Se o almoço sai meio-dia, o ideal é topar o café no máximo até as 9h.

A desculpa
“Ele só come porcaria e não quer saber das frutas”

A solução
Compre alimentos saudáveis para que ele se acostume desde cedo e não incentive alimentos que contenham gordura – que são mais saborosos. Lembre-se de que o seu filho vai comer o que estiver à mesa! Monte pratos coloridos e ofereça outras opções: se não quer a banana, tente uma saladinha de frutas ou espetinho de morango e uva.

A desculpa
“Saio cedo e a babá é quem cuida”

A solução
Combine uma rotina de alimentação com a sua babá, para que controle os horários e defina o que será preparado nas refeições. Assim, você consegue estabelecer a rotina de café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e o lanche antes de dormir. Estabeleça os horários e o que servir.

A desculpa
“Ele come na escola e não consigo controlar a rotina”

A solução
Converse com a direção da escola sobre a alimentação e mostre a dieta oferecida pela instituição ao pediatra – tanto do horário das refeições como o que será servido para o seu filho.

Cardápio básico
O consumo de alimentos saudáveis aumenta o índice glicêmico e contribui para a produção de energia, mas não exagere na quantidade de carboidratos.

- Copo de leite
- Pão integral com queijo
- Fruta



Fonte: http://blog.thecollectorstore.com.br/2012/08/06/bom-dia-cafe-da-manha/
Fonte: http://revistapaisefilhos.uol.com.br/culpa-nao/sem-desculpa-pra-pular-o-cafe-da-manha

20/12/2013

Pão Minuto do Papai


Ganhei o livro "Pois sou um bom cozinheiro" há algum tempo, porém com a correria com a Duda acabei deixando ele de lado. Até que essa semana procurando o que inovar para 2014. Comecei a ler e rapidamente fui para o título dos pratos  no item “Infância” no qual o compositor Vinícius de Moraes remetem a um receituário deliciosamente antigo e raro de se encontrar hoje em dia:
E uma das receitas que eu achei super fácil é a : Pão Minuto do Papai! Simplesmente perfeita. Espero que vocês gostem meninas.

Ingredientes
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
2 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite


Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em uma superfície lisa e seca, misture a farinha com açúcar e o fermento, formando uma cavidade no centro, onde se colocam os ovos e a manteiga. Com a ponta dos dedos, vá trazendo a mistura de farinha para o centro aos poucos, pingando o leite, misturando delicadamente até incorporar todos os ingredientes e a massa bem ligada.

Em um tabuleiro untado com manteiga, com auxílio de uma colher, vá pingando bolinhas de massa bem espaçadas uma das outras - se preferir, utilize formas de empadinha. Leve ao forno e asse por aproximadamente 20 minutos.




Fonte: Livro "Pois sou um bom cozinheiro"

Papinha certa





Recebi essa semana alguns e-mail perguntando qual a papinha ideal para o bebe.
Então aqui vão algumas dicas meninas:

A partir dos 6 meses, seu filho poderá começar a comer as famosas papinhas. Mas os pais - ou quem prepara essas primeiras comidas do bebê – devem se atentar a algumas coisas importantes, como quais alimentos usar e quais evitar ou como combinar nutrientes para que a papinha não fique carente em algumas coisas e sobrecarregada de outra.
A) Proteína: carne (sem gordura), peito de franfo (se pele), peru, peixe (após os 12 meses) ou ovo (após 6 ou 7 meses de vida).

B) Hortaliça ou legumes: acelga, alface, folha de beterraba, espinafre, vagem, cenoura, beterraba, brócolis, couve, repolho, aspargo, couve-flor, chuchu, couve-de-bruxelas, abobrinha (você pode escolher até três ingredientes desse grupo).

C) Tubérculo ou cereal: batata, mandioquinha, inhame, mandioca, cará, abóbora, arroz, semolina, aveia, cevada, centeio, milho, painço.

D) Leguminosa (proteína vegetal): ervilha, feijão, soja, grão-de-bico, lentilha...

Os grupos A e D fornecem as proteínas, por isso não é preciso colocar os dois em todas as papinhas. E, se mesmo olhando essas opções, não veio nenhuma inspiração para preparar uma papinha diferente para seu filho, veja as dicas de combinações ricas em sabores e nutrientes:

Frango + mandioquinha + espinafre + manjericão

Frango + vagem + mandioquinha + cebola + sálvia

Carne + cenoura + lentilha + cebolinha

Peixe + batata-doce + espinafre + cebola

Brócolis + mandioca + soja + cebola + manjericão

Carne + beterraba + batata + cebolinha

Frango + couve-flor + grão-de-bico + cebola + hortelã

Gema de ovo + chuchu + inhame + salsinha

Peixe + acelga + aspargo + cará + cebola

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *