Veja algumas dicas. Escolha sempre as frutas frescas e de boa procedência, assim, você terá sempre um produto de boa qualidade em sua casa. As mais saborosas e frescas são as da época. Leia (aqui) com atenção as características de cada uma das frutas e verá que daqui para frente você dificilmente comprará frutas passadas ou impróprias para o consumo.
Abacate
O tipo que tem a melhor qualidade e o melhor sabor é aquele mais pesado, firme e de polpa macia. O mais gostoso é o abacate-manteiga. Seu formato é o de uma pêra grande; e a casca, deve ser bem lisa, fina e verde. Antes de comprar abacates, aperte-os suavemente para verificar se estão firmes.
Abacaxi
Existem diversas qualidades, mas o mais saboroso é o tipo Pérola. Para verificar se está bom para consumo, basta puxar uma folha de sua coroa. Se soltar com facilidade, está no ponto de ser consumido. Pressione com os dedos, se estiver muito duro, é sinal de que ainda está verde. Observe também se a casca está dourada e com cheiro doce. Não compre o abacaxi se ele apresentar manchas escuras e parte batida ou mole. Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe do sol.
Abacaxi Perola |
Abacaxi Havaí |
Ameixa
Escolha a de tom vermelho escuro vivo, pois é mais saborosa e fresca. As mais claras são azedas Não deve apresentar furos em sua casca, parte mole, manchada ou machucada.
Banana
Banana-da-Terra
São as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500g e ter um comprimento de 30cm. É achatada em um dos lados, é bem grande e alongada, com a casa lisa e amarelo-escura, polpa bem consistente. Deve estar sem machucados e sempre presa à penca. Ideal para ser consumida frita, assada ou cozida.
Banana-Maçã
De tamanho variado, tem formato ligeiramente curvo. Sua casca é fina, de cor amarelo-clara, com polpa branca e perfume que assemelha-se ao da maçã. Deve estar sempre presa à penca e sem manchas escuras. Quando amarela, está madura e pronta para ser saboreada. Muito apreciada pelos bebês, amassada e misturada com aveia ou farinhas enriquecidas.
Banana-Nanica
É uma das mais consumidas pela população, deve sempre estar presa à penca, sem manchas escuras e polpa macia. Sua casca é lisa e amarela. Quando for comprar este tipo de banana, prefira as que estejam ligeiramente esverdeadas, pois logo amadurecerão. Sua polpa é bem doce, macia e de aroma agradável.
Banana-Prata
De ótima qualidade. Fruto de até 15cm de comprimento, de casca amarelo-esverdeada, com polpa menos doce e mais consistente que a banana nanica, indicada para fritar. Sua casca não deve apresentar manchas escuras, sinal de que está machucada por dentro.
Carambola
Fruta que varia de cor, podendo ser verde ou amarela, dependendo do grau de maturação. Tem uma forma curiosa, de gomos achatados, que quando cortados no sentido transversal, têm o aspecto de estrela. Prefira as maduras que possuem sabor adocicado. As verdes têm sabor ácido e adstringente.
Cerejas
frescas
Compre somente as cerejas de cor vermelha bem escura e, de preferência, ainda com o cabo. Ao ser tocadas com os dedos, a fruta deve mostrar-se firme. Descarte as murchas.
Coco
O verde, a polpa deve ser tenra com a consistência de um creme. O maduro deve ser escolhido pelo peso e quantidade de água que tem. Para saber se está em boas condições, bater na casca; se ele estiver fresco, som é estridente; se o som for oco, indica que a fruta está estragada.
Damasco
Figo
Podem ser encontrados nos mercados em pequenas caixas. Sua cor é roxo-escura, com um tom acinzentado e a superfície levemente áspera. Ao serem tocados com as mãos, devem estar firmes. Escolha as frutas que tiverem o umbigo ligeiramente aberto, sem a presença de bolor e partes muito moles ou amassadas. Não devemos consumir figos com a casca, pois são periodicamente pulverizados com sulfato de cobre, que é prejudicial à saúde.
Fruta - do - conde
Fruta exótica, também conhecida como Pinha, apresenta tom verde-escuro acinzentado quando madura ao ser tocado com a ponta dos dedos deve revelar consistência macia, prova de que está boa para consumo.
Goiabas
Polpa
Vermelha
Tem a casca verde por fora e por dentro. O miolo é vermelho e sua casca deve ser lisa e sem furinhos. Ao serem tocadas com as mãos, as goiabas devem estar bem firmes, o que significa que estão prontas para ser saboreadas.
Polpa
Branca
A casca da goiaba polpa branca é mais amarela do que a da goiaba polpa vermelha. Lisa e uniforme, não deve apresentar pequenos furos. Para ser consumida, deve estar firme e macia.
Jabuticaba
Deve ser de tamanho uniforme e ter a casca escura e firme. Existem diversas qualidades de jabuticaba, mas as menores são mais saborosas. Fruta comprada por kilo. Ao comprar, descarte as murchas; escolha as que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras.
Kiwi
Fruto de cor bege e casca áspera. Não compre se apresentar manchas. Para ver se está maduro, basta tocá-lo com os dedos. Se estiver macio, pode ser consumido.
Laranjas
Dê preferência as mais pesadas, pois são as que tem maior quantidade de suco. Verifique se a cor está de acordo com a variedade, porque mudanças na coloração indicam má qualidade. Alguns tipos têm a casca lisa, e outros; porosa. Nas variedades de casca amarelo-forte, manchas marrons indicam que a fruta está bem doce e suculenta. a do tipo seleta deve estar com pedaço do galho, sinal de que foi colhida corretamente. A polpa de todas deve ser firmes, sem ceder a pressão dos dedos.
Laranja Baía
Laranja-Kinkan
Este é um tipo de laranja miúda, de boa qualidade para fazer doces em calda (acompanham carnes bovinas e suínas assadas). Sua casca é amarela forte.
Laranja-Pêra
A laranja-pêra apresenta casca lisa, brilhante e amarela e tem tamanho médio. Esta é uma laranja própria para chupar, por ser muito saborosa. As laranjas devem sempre ser firmes e macias.
Limão
Existem várias tipos. O galego e Taiti são as mais conhecidas. O galego é pequeno e deve ter a casca fina. Escolha os mais pesados e que cedam levemente a pressãodos dedos. O siciliano é o de casca grossa. O taiti é grande e quando maduro deve ceder a pressão dos dedos. O cravo lembra uma mexerica pequena.seu suco é avermelhado e o sabor bem forte.
Limão Taiti |
Limão Galego |
Lichia
Originária da China, a lichia é uma fruta de polpa gelatinosa. Envolta em uma casca rugosa e vermelha, rica em vitamina C, esta fruta ,que dizem ter o sabor semelhante ao da uva itália , favorece a digestão. Na hora da compra verifique se estão todas íntegras, sem partes escuras, rachadas e polpa mole.
Maçã
Existem diversas qualidades no mercado, de casca vermelha ou verde. As melhores são aquelas de cor acentuada, polpa firme e mais pesadas em relação ao volume. Prefira as de casca lisa e limpa e evite as machucadas e com manchas. É sensível a batidas, que afetam sua polpa tornando-a escura e farinhenta.
Mamão
Escolher sempre os de casca avermelhadas ou amarelas, sem partes rachadas, escuras ou machucadas nem picadas de insetos. Ao toque das mãos, devem estar macios, mas não moles; apenas ceder um pouco a pressão dos dedos. Escolha sempre os frutos mais alongados, pois eles têm a polpa de cor laranja e são mais saborosos. O leite do mamão contém muitos nutrientes que dão sabor à fruta. Por isso, não risque a casca da fruta com faca, para que essa substância não se perca. Se o mamão ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Se o mamão já estiver maduro, coloque-o na geladeira, o mais distante possível do congelador.
Mamão Papaia |
Mamão formosa |
Manga
Existem diversas qualidades. As mais saborosas são: Bourbon (sem fibras) e Espada (bem fibrosa). Deve apresentar cheiro doce e cor amarelo-avermelhado; que é bem característica. Embora firmes, devem ser macias ao toque, sem que a casca se rompa com a pressão. A casca não pode ter machucados ou picadas de insetos. Se tiver batida, rachaduras ou estiver coberta com um líquido grudento, não é aconselhável o seu consumo, pois indicam que a fruta está passada.
Manga Haden |
Manga Palmer |
Manga Espada |
Manga Tommy Atkins |
Manga Espada |
Maracujá
O melhor maracujá para consumo é aquele que tem a casca lisa, firme, brilhante e de cor amarelo-clara. Não deve ter furos provocados por insetos, nem rachaduras ou machucados. A fruta está madura se pressionar o lado oposto ao cabo, ele cede à pressão dos dedos, mas sem que se rompa a casca. A casca bem enrugada e a cor amarelo-escura indicam que está ótimo para consumo.
Melancia
Para escolher uma boa melancia observe se sua casca é firme, lustrosa, resistente e de cor verde-rajada. Para ver se está pronta para o consumo, bata com a palma da mão ou nó dos dedos na casca: se emitir um som oco, a melancia está boa para consumo. As melhores são as de polpa bem vermelha e bastante suco.
Melão
Escolha os frutos que apresentem cascas perfeitas, firmes, amarelas, sem machucados, partes moles e perfurações de insetos. As cascas do melão são ligeiramente rugosas e ao apertar sua extremidade oposta ao caule, deverá ceder um pouco. Além disso, sacuda a fruta para verificar se as sementes estão soltas e observe se faz ruído. Isso tudo indica que ele está pronto para o consumo. Deverá ainda ter perfume suave e agradável. O do tipo Cantaloupe é bem redondo, com a casca verde-clara amarelada e meio áspera. Sua polpa é bem perfumada. O do tipo Gália deve ter sua casca rajada de cor verde-claro e escuro.
Mexerica Ponkan
São frutas grandes. Devem apresentar-se firmes quando tocadas; a casca é solta, mas não pode estar muito mole. Sua tonalidade é laranja bem forte. Dê preferência às que ainda mantêm o cabo. E não compre as que apresentarem cor opaca, manchas e mofo ao redor do cabo.
Morango
Para consumir morangos de boa qualidade, escolha os não muito grandes e de cor vermelha forte, se manchas e partes amolecidas. Os muito grandes não são tão saborosos. Trata-se de uma fruta delicada, portanto deve ser manipulado o mínimo possível, sendo conveniente adquirir já acondicionado e caixinhas, mas na hora da compra tente verificar o estado dos morangos das camadas inferiores.
Pêra
Escolha as pêras de coloração bem forte, sejam verdes, vermelhas ou douradas. Devem ter casca lisa, macia, sem picadas de inseto, machucados ou cortes. As de casca dura indicam que foram colhidas antes da hora ideal e ficará murcha, esfarelada e sem sabor. Conservar sempre um pedaço do cabo.
Pêssego
Na hora de escolher qual comprar, não se oriente pelo tamanho. Nem sempre o maior corresponde ao mais saboroso ou de melhor qualidade. Deve ter coloração creme, amarelada, branca ou avermelhada. Nunca compre com a pele verde, que indica que não amadureceram direito. Sua consistência deve ser firme, não dura, mas ceder um pouco ao toque.
Romã
É uma fruta exótica, usada em algumas receitas; tem cor de amarelo-avermelhada até bem vermelha e uma coroa firme numa das pontas.
Tangerina
Deve ter casca de cor amarelo-avermelhada bem forte e brilhante, sem defeito, e não apresentar furos nem machucados. A tangerina tem a casca bem grudada. Dê preferência às frutas que ainda se apresentam com o cabo.
Toranja
Ela se assemelha a uma laranja. É uma fruta cítrica, e possui mais vitamina C do que as laranjas e o limão. Seu interior é de um vermelho vivo. É excelente para enfeitar pratos, por causa de sua tonalidade. Muito usada nos estados Unidos. Seu grande produtor. Seu sabor é amargo.
Uva
Rubi
As uvas pretas e vermelho-escuras são as mais saborosas. Elas devem ter consistência firme e estar bem presas ao cacho, não estando manchadas nem murchas. As uvas verdes são menos saborosas, mas devem ser lisas, presas ao cacho e sem manchas. São frutas delicadas e precisam ser manuseadas com cuidado.
Uva Itália
É uma espécie de uva
considerada fina e de mesa, de origem italiana e aclimatada no Brasil. Seus
cachos são formados por bagos grandes e carnudos com sementes, de diferentes
colorações conforme suas variedades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário