14/11/2013

Pesquisa americana mostra que leite materno vendido online não é seguro

 
Que o leite materno é o melhor alimento para o bebê, por conta de seus nutrientes e vitaminas, ninguém tem dúvida. Só que nem todas as mães, por diversas questões, podem amamentar o filho - o que faz com recorram às fórmulas indicadas pelos pediatras. Nos Estados Unidos, no entanto, há aquelas que lançam mão de uma estratégia um tanto quanto perigosa: a compra de leite materno. Nos sites, há quem cobre entre US$1 e US$ 3 a cada 30 ml.
Por conta desse comércio, um estudo publicado no periódico Pediatrics fez um alerta: o leite vendido online muitas vezes chega em seu destino contaminado, até mesmo com salmonela, por conta das condições de transporte, que são feitas pelo correio.
Ao contrário dos Estados Unidos, o Brasil possui a maior rede de Bancos de Leite do mundo, com 212 unidades espalhadas pelo país, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Hoje em dia a venda de leite materno é proibida no Brasil, mas há pouco tempo tínhamos histórico de venda”, conta Márcia Regina da Silva, supervisora de enfermagem e coordenadora do Banco de Leite do Hospital São Luiz (SP). A comercialização do leite materno passou a ser proibida no Brasil em 1988.
Todos os Bancos de Leite no Brasil têm seus procedimentos supervisionados pela Vigilância Sanitária de cada estado e município e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O processo de higienização começa desde o recebimento do leite cru, ou seja, sem tratamento. Eles avaliam tanto os processos de higienização quanto as condições do transporte e a identificação no rótulo para então passar para a pasteurização. O leite cru dura até 15 dias, mas, depois de pasteurizado, pode ser consumido em 6 meses. O destino do leite doado é para bebês internados em unidades neonatais.
Quer doar leite?

Lembre-se de que a maioria dos Bancos de Leite Humano faz coleta domiciliar. Você pode conferir qual é a unidade mais próxima da sua casa aqui.
Preparo do frasco
Você pode utilizar um frasco de vidro com tampa plástica para armazenar o leitel. Lave bem o recipiente e ferva por 15 minutos. Depois, deixe-o secar de boca para baixo em um pano limpo, sem enxugar. Quando ele estiver seco, está pronto para uso.
Coleta
O ideal é tirar o leite depois de amamentar seu filho. Antes de começar, escolha um lugar limpo e confortável para sentar. Prenda os cabelos, lave as mãos e antebraços com água e sabão, seque em toalha limpa e coloque máscara no rosto. Quando estiver pronta, massageie as mamas com as polpas dos dedos fazendo movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo. Para realizar a ordenha, coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola e empurre para trás em direção ao corpo. Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. Os primeiros jatos devem ser desprezados.
Armazenamento
O frasco com o leite deve ser armazenado no congelador ou freezer. Se retirar leite novamente, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente a nova dose no frasco que está no freezer ou congelador. O leite pode ficar congelado por até 15 dias.
Outra fonte: Maria Jose Guardia Mattar, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).



Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2013/11/pesquisa-americana-mostra-que-leite-materno-vendido-online-nao-e-seguro.html?folder_id=202

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *