23/08/2013

Síndrome de Stevens-Johnson

Hoje minha postagem é sobre a Síndrome de Stevens-Johnson para alertar alguns pais.


A Síndrome de Stevens -Johnson é uma reação alérgica bastante grave, com risco de morte, que pode ser desencadeada por alguns medicamentos, porém totalmente imprevisível. O caso em questão nos leva a refletir sobre dois aspectos: 1) o perigo da automedicação e utilização de medicamentos de forma indiscriminada; 2) a banalização do tratamento, pois nenhum medicamento é isento de riscos.

*É uma doença causada por uma reação alérgica grave, envolvendo erupção cutânea nas mucosas, podendo ocorrer nos olhos, nariz, uretra, vagina, trato gastrointestinal e trato respiratório,s3mp43 ocasionando processos de necrose, com causas muitas vezes desconhecidas. A reação alérgica pode ser causada por estímulos como fármacos, infecções virais e neoplasias, embora em grande parte dos casos a etiologia específica não seja facilmente identificável. As drogas mais freqüentemente suspeitas são a penicilina, os antibióticos contendo sulfamidas, os barbitúricos, os anticonvulsivantes, os analgésicos, os anti-inflamatórios não-esteróides ou o alopurinol. Em alguns casos, ocorre juntamente com uma outra doença grave, complicando o diagnóstico. Os fármacos e as neoplasias estão associadas frequentemente aos adultos. Em relação as crianças se relaciona com infecções.
*Esta síndrome acomete, aproximadamente, 2-3 indivíduos em cada 1 milhão na Europa e Estados Unidos. Não tem preferência por sexo, idade ou etnia.
*Não existe nenhum teste diagnóstico para apontar qual medicamento desencadeou a doença, sendo o diagnóstico, portanto, empírico. Os testes de provocação não são recomendados, uma vez que uma nova exposição ao agente pode resultar em um novo episódio da síndrome.
*Mais de 200 medicamentos já foram descritos como possíveis desencadeadores da síndrome, a maioria dos casos ocorre após o uso de uma das seguintes drogas:

Ácido Valproico
Alopurinol
Amitiozona
Amoxicilina
Ampicilina
Barbitúricos
Carbamazepina
Fenilbutazona
Fenobarbital
Hidantoína
Lamotrigina
Nevirapina
Piroxicam
Sulfadiazina
Sulfadoxina
Sulfassalazina
Trimetoprim-sulfametoxazol (cotrimoxazol)










Sendo que a droga que desencadeou o quadro de síndrome de Stevens-Johnson não pode nunca mais ser usada nestes pacientes.

Tratamento:
Deve-se interromper imediatamente o uso de medicamentos suspeitos. O paciente deve ser hospitalizado e monitorado. O doente deve ser tratado na unidade de queimados, com cuidados rigorosos para evitar infecções. É feita a reposição endovenosa dos líquidos e sais minerais perdidos devido à lesão. Devem ser utilizados colírios específicos, e uma avaliação oftalmológica diária é necessária. O uso de corticóides deve ser criterioso, pois podem aumentar o risco de morte desses pacientes.

Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *