05/09/2012

Higiene bucal deve começar antes da chegada dos dentes


Mesmo antes da chegada dos dentes de leite, devemos nos preocupar com a higiene bucal dos bebês. Engana-se quem acha que sem dentição, não precisa manter a boca limpa, até porque, são os dentes de leite que guiam o nascimento dos permanentes, abrindo o caminho para os próximos.
Os primeiros dentes nascem em torno do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua.
A Duda teve o primeiro dente de leite aos 4 meses. E começando a comer as papinhas salgadas e doces tive que redobrar a atenção da limpeza.
Hoje uso somente uma gaze. Mais com o passar dos meses a pediatra já me aconselhou a comprar uma dedeira, logo em seguida vem à escova de dente infantil e o fio dental, que já deve ser utilizado quando surgirem os primeiros dentes.

OBS: O creme dental só deve ser inserido no hábito da limpeza bucal com orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidade da deglutição - a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.

Cárie de mamadeira

Descobrir que Um dos grandes problemas bucais dos bebês é a cárie de mamadeira, que atinge 60% das crianças até 3 anos e, geralmente, é provocada pelo hábito de mamar e dormir sem a devida higienização. Ok. Mais quem tem coragem de mexer na Duda depois que ela dorme em um sono tão tranquilo??!! Mais não teve jeito, estou tendo que me adaptar para não acorda-la ao fazer a limpeza.

Segundo o site Crescer (http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI15616-15067,00.html)  A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de prejudicar a estética. Se a mamãe observar manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho, leve imediatamente ao dentista. Essa machinha é o início da cárie.
Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm de adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir. Como a cárie é uma doença infecciosa, isto é, passa de pessoa para pessoa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar o bebê.

Algumas dicas podem ajudar na higiene bucal dos bebês, confira:

- Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo;
- Os pais devem supervisionar a escovação das crianças ao menos três vezes ao dia (manhã, almoço e jantar). Creme dental com gosto bom pode facilitar o aprendizado da criança com a escova.
- Evite que as crianças consumam em exagero balas, doces, chocolates e refrigerantes, principalmente entre as refeições. Melhor é oferecer esse tipo de alimento como sobremesa, higienizando logo após.
- A visita ao odontopediatra deve acontecer a cada 6 meses para tratamento preventivo como aplicação de flúor e orientação aos pais.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *