21/12/2013

A importancia do café da manhã





Todo mundo está cansado de ouvir que café da manhã é a refeição mais importante do dia para todo mundo. É a mais  pura verdade, uma vez que, no período matutino, no caso das crianças, que precisam de mais combustível para brincar e estudar, mais ainda. Após cerca de oito horas em jejum, o corpo precisa repor as energias. Isso significa, que o café da manhã fornecerá, entre outros nutrientes, carboidratos para eles.
Não existe, necessariamente, um horário ideal para tomar café da manhã. Isso depende da rotina de cada um. O importante é não pular as refeições e manter um intervalo, de no máximo, quatro horas entre elas. Se você perceber que a rotina está muito apertada e não vai dar para fazer uma das refeições no horário certo, recomenda-se fazer um lanche entre o café e o almoço.
Se você se sente culpada se seu filho pula essa refeição, não está sozinha: 87% das mães gostariam que os filhos tivessem uma alimentação mais saudável e 77% concordam que o café da manhã é uma refeição muito importante para o desempenho escolar, segundo pesquisa da Nestlé, realizada pela MarketTools, com 207 mães de crianças com idades entre 6 e 15 anos.
Acontece que ter energia é de total importância para que seu filho consiga acompanhar bem a escola. “Se não comer pela manhã, a tendência é que a criança não consiga manter a atenção, o que dificulta o aprendizado. Além disso, o mau humor, sonolência e fraqueza provêm da baixa quantidade de açúcar no sangue”, conta o pediatra Moisés Chencinski. Tanto para atividades físicas quanto cerebrais, essa refeição é essencial para o aprendizado.

Só que a gente inventa mil desculpas para justificar que o filho pule a refeição, é ou não é? Reunimos as desculpas mais comuns e mostra como resolver o problema. Que tal começar a mudar de hábitos amanhã cedo. Ou melhor, hoje à noite? Veja como:

A desculpa
“Não tenho tempo para tomar o café da manhã”

A solução
Prepare a mesa no dia anterior e ponha o despertador pra tocar mais cedo. Tente reservar pelo menos 30 minutos para comer à mesa com o seu filho. Dessa maneira, você pode orientá-lo para que ele tenha uma alimentação saudável e ainda ter um tempinho a mais em família.

A desculpa
“Se tomar café, ele não almoça”

Solução
Se a criança come às 10h, não sentirá fome ao meio-dia. Procure estabelecer uma rotina para que ele acorde mais cedo e tenha pelo menos três horas de intervalo entre uma refeição e outra. Se o almoço sai meio-dia, o ideal é topar o café no máximo até as 9h.

A desculpa
“Ele só come porcaria e não quer saber das frutas”

A solução
Compre alimentos saudáveis para que ele se acostume desde cedo e não incentive alimentos que contenham gordura – que são mais saborosos. Lembre-se de que o seu filho vai comer o que estiver à mesa! Monte pratos coloridos e ofereça outras opções: se não quer a banana, tente uma saladinha de frutas ou espetinho de morango e uva.

A desculpa
“Saio cedo e a babá é quem cuida”

A solução
Combine uma rotina de alimentação com a sua babá, para que controle os horários e defina o que será preparado nas refeições. Assim, você consegue estabelecer a rotina de café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e o lanche antes de dormir. Estabeleça os horários e o que servir.

A desculpa
“Ele come na escola e não consigo controlar a rotina”

A solução
Converse com a direção da escola sobre a alimentação e mostre a dieta oferecida pela instituição ao pediatra – tanto do horário das refeições como o que será servido para o seu filho.

Cardápio básico
O consumo de alimentos saudáveis aumenta o índice glicêmico e contribui para a produção de energia, mas não exagere na quantidade de carboidratos.

- Copo de leite
- Pão integral com queijo
- Fruta



Fonte: http://blog.thecollectorstore.com.br/2012/08/06/bom-dia-cafe-da-manha/
Fonte: http://revistapaisefilhos.uol.com.br/culpa-nao/sem-desculpa-pra-pular-o-cafe-da-manha

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *