25/11/2013

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Por diversas razões, há quem necessite receber doação de sangue. Assim como há os portadores de hemofilia, leucemia e anemias, todos os dias acontecem centenas de acidentes e cirurgias que exigem transfusão. O sangue não tem substituto. Por isso, a doação salva milhares de vidas.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros estariam com seus estoques abastecidos de modo suficiente para atender toda a população. Por isso, a doação espontânea e periódica é fundamental.

O processo de doação leva menos de uma hora, porém a coleta em si não leva mais do que 10 minutos e o volume máximo admitido por doação é de 450 ml. Diferente do que muito se diz, doar não engrossa ou afina o sangue; não faz você perder ou ganhar peso; e para as mulheres, não há restrição durante o período menstrual. A doação de sangue não oferece nenhum risco de contrair doenças infecciosas como AIDS ou Hepatite, pois todo o processo é realizado seguindo normas de segurança e higiene.

Para doar basta que você esteja em boas condições de saúde, pese acima de 50 kg e tenha entre 18 e 67 anos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até 60 anos). Menores entre 16 e 17 anos poderão doar sob acompanhamento dos pais ou responsáveis legais.

Mais informações Aqui.



Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *