25/11/2013

Água para manter o bebe bem hidratado!


 A água é a única substância da qual não podemos abrir mão! Ela desempenha inúmeras funções vitais em nosso organismo: mantém a temperatura do corpo, transporta nutrientes para as células, protege os órgãos e auxilia a digestão, entre muitas outras.

Seu bebê ainda não tem seis meses e só bebe leite materno? Perfeito! Então, nem de água ele precisa, como você pode confirmar em Leite materno é tudo para o bebê. Mas, se ele já for mais velho, está na hora de você se preocupar se ele está bebendo água o suficiente.
Se nós procuramos sempre nos manter hidratados, com os bebês o cuidado deve ser ainda maior. Afinal, um bebê tem uma proporção maior de água no organismo: 80%, contra 65% a 75% de um adulto.
Dessa forma, qualquer aumento de concentração de sólidos no organismo deles pode levar à desidratação. O ponto principal é que os bebês não falam e não sabem pedir água. Cabe, então, ao responsável estar sempre atento a suas necessidades.


Como manter seu bebê hidratado?
Vamos entender a lógica do pensamento:

1. O bebê não sabe dizer quando tem sede, até porque ele ainda não fala.

2. Ele também não sabe pedir água.

3. Você não tem o dom da adivinhação. Então, qual a hora de dar água a seu filho?

 A resposta é: não tem hora. A solução é oferecer água em intervalos curtos!

Em casa, pode ser no copo mesmo, de preferência um não quebrável. Na rua, ande sempre com uma garrafinha de água para seu filho. O bom de ter uma garrafinha só dele – além de manter a higiene – é que logo o bebê identifica aquele objeto e, apesar de não dizer com palavras, já vai apontar a garrafinha pedindo água.

É importante também lavar regularmente a garrafinha, com detergente ou solução clorada, para mantê-la sempre limpa e livre de microrganismos.

E não se esqueça: chegou aquele calor de verão? Ou você mora em uma região superquente? Nesse caso, redobre a atenção. Seu bebê, assim como você, deve beber mais água do que o normal.


Necessidade diária de água para bebês e crianças

 

Algum problema? Aumente a água
Bebês costumam sofrer bastante com diarreia, vômito, febre… Nessas situações patológicas, o corpo perde mais água que o normal.

Para não correr o risco de desidratação, aumente a quantidade de água que seu filho ingere por dia durante o período em que o problema durar.


Você ainda amamenta?
Se você ainda amamenta seu filho, invista na água! É isso mesmo. Durante a lactação, a necessidade de água é muito grande, afinal você está produzindo leite para seu bebê.

O recomendado é que a mãe amamentando aumente pelo menos 600 ml de água por dia a seu consumo normal.





Fonte: http://www.comereaprender.info/comendo-e-aprendendo/primeiro-ano-de-vida/agua-para-seu-filho-estar-sempre-bem-hidratado-4/

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *