22/11/2013

Quais temperos posso colocar na papinha?

                                                               Qual é o gosto?

Quando for fazer a papa do bebê, lembre-se que esse é o momento em que ele está formando seus hábitos alimentares. Por isso, é muito importante que ele conheça o verdadeiro gosto dos alimentos, para no futuro estabelecer um cardápio bem variado. Comida mascarada com mil temperos não vale!


Açúcar? Óleo? Sal? O tempero das papas sempre é um motivo de dúvida e preocupação. Aqui, nós lhe daremos algumas orientações, mas há um conselho que sempre vale: tanto para as papas salgadas quanto para as doces, o tempero deve ser suave.
O bebê deve experimentar puramente o sabor do alimento. Muito tempero vai mascarar o verdadeiro gosto e atrapalhar os bons hábitos alimentares.

Dicas para temperar a papinha

1.    Açúcar: Não adicione açúcar nas papas de frutas. Ensine também o bebê a beber suco natural da fruta.
Caso a fruta seja muito ácida, adicione o mínimo possível de açúcar.



2.    Sal: O abuso do sal é prejudicial à criança. Não a acostume com refeições muito temperadas e nem baseie o paladar dela no de quem prepara a comida.
Uma porção de papa salgada deve ter no máximo 0,5 g de sal. Para se ter uma noção comparativa, uma colher das de chá (nivelada) de sal tem 2,5 g de sal. Sal: quanto menos, melhor





3.    Óleo vegetal: Esse alimento não deve faltar na alimentação da criança, pois é fonte de ácidos graxos poli-insaturados. Eles ajudam no desenvolvimento do sistema nervoso e são precursores substâncias com importante papel no metabolismo do organismo.
Os óleos mais indicados são os de soja, canola, milho, azeite de oliva e girassol. Cada porção de papa deve conter 5 g de óleo, que significa 1 colher das de chá. O azeite de oliva deve estar presente!






4.    Ervas: Podem ser usadas e dão um sabor especial nas papas. Prefira as mais suaves, como a salsinha, a cebolinha-verde e a sálvia.
Caso elas só sejam adicionadas no final do cozimento, devem ser sanitizadas antes de serem usadas. Isso porque não haverá tempo suficiente de cocção para garantir a destruição de qualquer micro-organismo. Quando forem cozidas por pelo menos por 5 minutos, basta lavá-las com água corrente. As ervas dão um toque especial.



5.    Cebola e alho: A cebola é um tempero suave e dá um agradável sabor nas papas, mas deve ser bem picada ou ralada.
Já o alho tem um sabor mais forte e marcante. Pode não ser bem aceito pelo bebê. O melhor é evitar o seu uso no primeiro ano. Cebola e alho: use com moderação.






Fonte: http://www.comereaprender.info/comendo-e-aprendendo/primeiro-ano-de-vida/ponho-tempero-na-papa/

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *