31/08/2012

Campeões da hidratação

Dica para esse clima de São Paulo super seco.
Enriqueça o cardápio com frutas e hortaliças que têm alta concentração de água.



Alface – 95% Água
Contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.


Tomate – 94% Água
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.


Melancia – 92% Água
Além da propriedade hidratante, possui também açúcar, vitaminas do Complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro

Couve-flor – 92% Água
Essa horataliça contem Carboidratos,Vitamina A, Vitamina B1,B2, B3.B5,B6 E B9, Potássio, Cálcio, Fósforo e Ferro.
Melão – 90% Água
O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções,e Niacina, que combate problemas de pele. Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.
 

Abacaxi – 87% Água
O suco do abacaxi contém cerca de 12% de açúcar e 1% de ácidos orgânicos (principalmente ácido cítrico); é considerado boa fonte de vitaminas A e B1, bem como razoável fonte de vitamina C.



Laranja – 87% Água

È muito conhecida por ser fonte de vitamina C. A vitamina C é o nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa

Goiaba – 86% Água

Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
È usada para diarreias na infância. O chá, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e da garganta.

Maçã – 83% Água

A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.
O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.
Pode ser usada como uma espécie de laxante, pois auxilia na eliminação das fezes. Actua da seguinte maneira: durante a digestão, absorve a água, e, durante a eliminação, liberta esta água que ficou armazenada, não deixando que as fezes sequem e causem problemas posteriores, como a prisão de ventre.
Pera – 80% Água
 Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo que fortifica o músculo cardíaco essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e sanam alguns problemas de pele.
Ainda contém vitaminas A e C e sais minerais incluindo o sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro.
Tem muitas fibras, por isso é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.


Fonte:http://pt.wikipedia.org.
Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2012/03/fique-por-dentro-dos-alimentos-que-conferem-aos-atletas-boa-hidratacao.html

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *