31/08/2012

Como congelar papinhas?

Desvende todos os mitos e segredos


As papinhas podem ser congeladas, desde que não contenham maionese, ovos ou claras cozinhas, gemas, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras e de frutas, além de banana. E nada de colocar no freezer o que sobrou do pratinho da criança. “Alimentos que já entraram em contato com a saliva ficam suscetíveis à contaminação”.
Recipiente ideal
O alimento pode ser congelado em potes plásticos ou de vidro, desde que eles sejam lavados com sabão neutro e água quente, antes da utilização.
Branqueamento ou resfriamento artificial
Para congelar qualquer alimento, é preciso que ele esteja fresco. Após o preparo, porém, é necessário esperar esfriar. “Se estiver sem tempo, realize o processo de redução da temperatura, chamado de branqueamento”.
1- Coloque o alimento em uma vasilha.
2- Em um recipiente maior, despeje água e gelo.
4- Ponha o menor sobre o maior, com muito cuidado, para não molhar o alimento.
5- Esterilize, com água quente, os potes que irão ao freezer e divida as porções.
6- Cole, em cada pote, um adesivo com a data de preparo e os ingredientes que a refeição contém. Assim, você mantém uma alimentação variada.
7- Para servir, retire o alimento do freezer pela manhã e coloque-o na geladeira. O descongelamento em temperatura ambiente favorece a proliferação de bactérias.
Pode descongelar e congelar de novo?
Não. A multiplicação de bactérias começa no ato do descongelamento e pode se agravar, caso a comida seja congelada novamente. Por isso, armazene porções pequenas, para não haver sobras.
A saber: a maioria das papinhas dura cerca de 30 dias no freezer, mas tudo irá depender do tipo de alimento que a compõe.
Confira alguns exemplos:
  •  Papinha de fruta ou de legumes: poderá ser armazenada durante dois dias na geladeira e congelada por seis meses.
  • Papinha de carne ou de ovo: poderá ser armazenada por um dia na geladeira ou congelada por um a dois meses.
  • Combinações de carne e legumes: podem ser armazenadas por um ou dois dias na geladeira e de um a dois meses congeladas.
Dica: cole uma etiqueta no recipiente, com a data de produção e de validade. Aproveite e anote o sabor, para facilitar a identificação.
Para servir
Um dia antes, retire a papinha do freezer e coloque-a na geladeira. O processo de descongelamento será natural e com menor risco de contaminação bacteriana. No dia seguinte, esquente e sirva.
A verdade sobre a perda de nutrientes
“Não existe alimento que não perca nutrientes quando congelado, mas há dicas para melhorar a conservação”, Fique por dentro:
  • Chuchu, abobrinha e berinjela congelam melhor como prato pronto.
  • Mandioca bem fresca pode ser congelada crua e sem casca.
  • Couve-flor, brócolis, alcachofra e repolho: precisam ser bem lavados. Em seguida, deixados de molho em água com limão e sal por 30 minutos. Assim, eliminam pequenos insetos e duram mais.
  • Ervas para tempero: lave, seque, pique a gosto e congele.
  • Tomate: retire a casca e as sementes antes de preparar molho, suco ou purê.




Fonte:http://enfimgravidosefelizes.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *