28/08/2012

Um de Cada Vez, Todos os Novos Alimentos.


Antes de aceitar os novos alimentos sólidos, seu bebê deverá enfrentar duas grandes renúncias: o abraço carinhoso da mamãe e o leite. Não pense que ele vencerá facilmente esta batalha pela chamada autonomia alimentar: serão necessários meses para que ele  conheça todos os novos alimentos. Por isso é indispensável saber escolher aqueles mais indicados, oferecê-los no momento e no modo certo, sem render-se aos primeiros"berros". Será o pediatra quem melhor indicará como e quando iniciar a alimentação e quais os alimentos indicados. Gradualmente e com muita paciência, você deverá dar início à nova alimentação de seu filho.

A primeira refeição
Iniciará por introduzir um alimento de cada um dos seguintes grupos: legumes, verduras, carnes, cereais e frutas. Certamente você iniciará com batatas, cenouras ou mandioquinhas, verduras de folhas escuras como espinafre ou brócolis, carnes de vaca ou frango, tudo cortado em pedacinhos, cozido lentamente com água, e passado na peneira ou no mixer, cozinhando posteriormente com creme de arroz ou aveia. Depois da sopinha, ofereça a seu filho uma fruta amassada (banana ou mamão) ou raspadinha (maçã ou pera).

A segunda refeição
Acontece provavelmente um mês depois que seu bebê provou a sua primeira sopinha. Uma coisa é certa: o impacto com esta segunda refeição será muito menos problemático. O bebê agora já está acostumado a novos sabores e às consistências mais cremosas, e as novidades desta vez serão aceitas com mais facilidade. A introdução alimentar agora fica por conta da gema do ovo cozida, queijinho branco ou ricota, e farináceos como pão e macarrãozinho.

E os novos alimentos continuam...
gradualmente, serão introduzidos outros alimentos como o peixe (que contém muitas proteínas nobres, é de fácil digestão, rico em sais minerais úteis ao crescimento como ferro, fósforo e cálcio, e excelente fonte de vitaminas como A, D, B1 e B2); outros tipos de carne (além da carne de vaca, frango,vitela pode-se optar pelo peru ou coelho); outros tipos de grãos como feijão, lentilhas,ervilhas, grão-de-bico, etc (que contém ricas proteínas e são uma boa fonte de minerais como ferro e cálcio, e também de vitaminas); e também o iogurte tradicional (que é uma importante fonte de cálcio e contém os famosos lactobacilos que regularizam a flora intestinal); o tomate (até agora não inserido na dieta de seu filho por poder desencadear certas reações alérgicas).

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *