29/07/2013

Qual a quantidade de leite certa para o bebê?

Papinhas da Duda



Uma das coisas mais complicadas para as mães que dão mamadeira aos filhos é saber qual a quantidade certa de leite. A verdade é que não há uma resposta única para essa dúvida, já que a dose depende de uma série de fatores, incluindo idade, peso e se existe ou não combinação de alimentos (leite em pó com leite materno ou leite em pó com alimentos sólidos). Confira abaixo algumas dicas que eu separei para vocês da revista Pais&Filhos  que irão ajudá-las a ter uma idéia -- mas o que valerá mesmo é a recomendação do seu médico:

O leite materno deve ser oferecido em livre demanda, com a ingestão regulada pelo próprio bebê.

 Para a fórmula infantil, siga as quantidades abaixo:
Até 6 meses Cerca de 120 a 150 ml por quilo de peso por dia. Ou seja, uma criança de 6 kg deve mamar pelo menos 720 ml por dia.
6 meses até 1 ano De 500 a 700 ml de fórmula infantil por dia.
1 a 2 anos. De 400 a 500 ml por dia + derivados de leite de vaca por dia como iogurte.
 
Observe seu filho:
Assim como nos adultos, o apetite de cada bebê varia muito e muda com o passar do tempo. Seu filho tomará a quantidade necessária de leite se você aprender a ler os sinais dele e a responder adequadamente. Não dê a mamadeira a cada chorinho do bebê, já que, aos poucos, você vai "adivinhar" quando se trata de fome ou simplesmente vontade de um carinho de mãe. 


Você Sabia?
Todas as fórmulas (infantis para lactentes e de seguimento para lactentes) disponíveis no Brasil são consideradas seguras, pois seguem as resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Converse com seu Pediatra e/ou Nutricionista e encontre a fórmula infantil que melhor atenda as necessidades do seu bebê!


ATENÇÃO:
O leite de vaca (in natura, integral, em pó ou fluido), mesmo que diluído, por não contemplar as mesmas características da fórmula infantil, não é considerado alimento apropriado para crianças menores de 1 ano.
Como nesta idade os bebês ainda estão com o organismo em formação, inclusive com os sistemas intestinal e nefrológico imaturos, a utilização de leite inadequado pode provocar sérios danos ao metabolismo, como problemas renais, perdas sanguíneas gastrintestinais (colite) que podem desencadear anemia, sensibilidade na membrana intestinal – favorecendo o surgimento de alergia e risco de hipertensão em algum período da sua vida.

Nenhum comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *